Conteúdo das Oficinas


Oficina de Artes Circenses

Incentivar a prática do exercício físico e da atividade cultural a partir do ensino de técnicas da arte circense para crianças, adolescentes e adultos.

1. Preparação física.
Exercícios para a preparação às técnicas circenses. Comporta os exercícios aeróbicos, anaeróbicos e de alongamento. Possibilitam o aumento da habilidade corporal - coordenação motora, força muscular, estrutura espacial do próprio corpo e ao redor, flexibilidade e disciplina. São exercícios de grande relevância para o aprendizado das técnicas específicas e estará presente em todas as aulas.


2. Acrobacias de solo.
Exercícios realizados no chão, de forma individual e considerados como essenciais para o desenvolvimento corporal, pois aumentam a coordenação motora, força muscular, estrutura espacial do próprio corpo e ao redor, auto-cuidado, habilidade corporal referentes à coordenação de giros em torno de si mesmo, para trás, lado e frente e saltos.


3. Acrobacias aéreas.
Técnicas de movimentos acrobáticos realizados em aparelhos suspensos no ar através de tecido, lira e trapézio.

4. Pirâmides Humanas e exercícios de mão a mão.
Exercícios de equilíbrio corporal, realizados em grupo, trio e/ou duplas.









5. Malabarismo.
Atividade de manipulação de objetos (bolas, claves, aros, bastão chinês, swing). Desenvolve a coordenação motora, bilateralidade, concentração, habilidade visual e paciência.







6. Equilibrismo.
Técnicas de concentração, postura física, força e equilíbrio sobre o corpo e objetos (perna-de-pau, corda, parada de mão).



7. Técnicas do palhaço.
Exercícios cômicos em grupo, jogos teatrais e criação do personagem. Essa técnica abrange o uso de todas as técnicas anteriores.



9. Apresentações dos alunos.
Apresentações dos educandos entre si e para os convidados.

10. Atividades Paralelas:
Relaxamento e brincadeiras – Técnicas utilizadas para tranqüilizar e harmonizar o grupo. Jogos interativos - formas de aquecimento corporal e integração e trazidos pelos participantes do grupo.
Músicas tradicionais do circo - aproximação da história cultural brasileira em relação à arte circense.
Atividades de integração ao projeto com pais ou responsáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário